Cultura Desvelada

July 11, 2015

A cultura é o entremeio das sociedades, e apesar de ser diferente em muitas, é o fator comum que aproxima e que enlaça a rede de relações que formam o universo. Falar sobre cultura hoje pode ser afronta ou até mesmo incitar ódio, porém, a cultura bate em nossa porta como se desejasse ultrapassar e quebrar muralhas antes invisíveis.

 

Hoje se fala de cultura como se ela fosse algo fixo e estável, predominantemente imutável. Engana-se aquele que entende cultura como um conjunto de normas, hábitos e pensamentos enraizados em dada sociedade/comunidade. Cultura é atravessamento. Cultura está no entre. Cultura desvela-se e não se obtém. Cultura não se constrói. Cultura é compartilhamento. Cultura é um lugar. Cultura é transbordamento. Cultura é um lugar de porosidade, intangível.

 

O corpo é esse lugar de porosidade, esse lugar do intangível, onde nada é fixo e eterno, mas mutável, como em tabuleiro de xadrez, onde as possibilidades surgem no acaso das relações de seus jogadores. O caminho da cultura é incerto, ela é entremeada por seus muitos através, possíveis jogadas de um jogador que imerso em um campo de possibilidades com variáveis indeterminadas, detém o passado-futuro-presente.

 

O futuro é como a cultura, que está entre, que passeia e joga neste campo de possibilidades entre o passado e o presente de coisas, de pessoas, de cidades, sociedades. O futuro é o mais incertos dos planos, que só pode ser determinado pelo movimento de seus jogadores, não apenas de um, mas de todos os que o cercam, de todas as variáveis que determinam suas jogadas. A cultura é um lugar entre memórias, corpo-memórias, que co-habitam, que se inter-relacionam, a fim de provocar desvelamentos.

 

Eis então a cultura como um entre-lugar, onde o passado e o presente se atravessam, onde atos de fala se compõem, se sobrepõem, lugar do indeterminado, lugar do acaso. Lugar do corpo em sua ampla porosidade.

 

 

Please reload

Featured Posts

Teoria-Prática

September 21, 2018

1/10
Please reload

Recent Posts

September 21, 2018

January 24, 2017

January 27, 2016

Please reload

Archive